domingo, 9 de agosto de 2009

Harry Potter e o Enigma do Príncipe em Belém do Pará - Parte II







Sessões diurnas



Depois do sucesso das sessões das 00:05hs nos dois shoppings de Belém, com a presença de mais de 800 pessoas nas 4 sessões, era chegada a hora de verificar o comparecimento do público nas sessões pela parte do dia nos cinemas Moviecom.
Eram 10 horas da manhã quando cheguei ao shopping Castanheira, que já estava bem lotado para um dia de semana (quarta-feira), mesmo sendo época de férias. Já circulavam aos montes grupos de pessoas vestidas com camisas, usando bonés, ou qualquer adereço que fosse ligado a Harry Potter, isso sem falar nos já conhecidos cosplays, que desfilavam pelo shopping sem nenhum constrangimento.
Filas enormes já estavam se formando no hall do cinema Moviecom, composta em sua maioria por fãs realmente fanáticos pelo bruxinho.“O filme está perfeito, principalmente os efeitos especiais. Mas pelo fato de termos esperado seu lançamento por quase dois anos, não seja tudo aquilo que alguns esperavam, mas eu gostei!”, disse Jéssica Monteiro, 16 anos, que já havia assistido o filme na sessão de 00:05hs e aguardava para assistir novamente na sessão de 15:15hs.
Muitos fãs compraram com semanas de antecedência seus ingressos, esgotando-os uma semana antes do lançamento do filme, de acordo com o site da Rede de Cinemas Moviecom.E fazendo que fosse necessário criar novas sessões como as de 11:45hs (dub) e 12:00hs(Leg). Mesmo assim, faz que não conseguiram comprar pelo site com antecedência, ou na bilheteria duas semanas antes, tentavam comprar na bilheteria, ou de terceiros, que revendiam ingressos. Um deles era o estudante Eduardo M., 17 anos, que tentava vender o ingresso de um amigo que viajará, “Vendo por 25 reais, porque é para dia de estréia”, disse o jovem, que logo achou um comprador interessado.
Assim como foi na sessão de 00:05hs, as pessoas também estavam sentadas no chão da fila, esperando a sessão começar e “enganando” o tempo jogando, lanchando ou simplesmente conversando sobre o que esperavam do filme, e as que já haviam assistido o filme, sobre o que tinham achado do mesmo.
Diferente do que muitos pensam, não encontramos só grupos de jovens agitados e empolgados para assistir “O Enigma do Príncipe”, entre as mais de 300 pessoas que se encontravam no hall do Moviecom, encontramos um grupo de senhoras entre os seus 30 e 40 anos muitíssimo animadas com a estréia do filme. “Muitas pessoas pensam que Harry Potter é coisa só de adolescentes, mas não é não! A trama é envolvente, a autora consegue construir um mundo bem “real”, por assim dizer. Ela usa dados históricos, nos passa lições sobre a vida, sobre ter coragem de enfrentar nossos medos, alcançar nossos objetivos.”, disse Márcia Silva, 32 anos, recebendo o apoio de suas amigas, concordaram com cada palavra dela, e acrescentaram que Snap era lindo (em gosto pra tudo, né?) .
Várias famílias fãs de Harry Potter, tanto dos filmes quanto dos livros também estavam presentes. Uma delas era a família do Sr. Luiz Lima, que estava acompanhando suas filas Camila e Letícia em mais uma pré-estréia. “É um momento importante para elas, e é bom viver esse tipo de experiência”, disse o pai das duas garotas pouco antes de entrarem na sala de cinema.
Muita coisa marcou nessa estréia aqui em Belém, um número considerável de cosplays desfilando pela cidade, várias pessoas acima de 20 anos fazendo eufóricas com a estréia, além de várias crianças ( de 5 a 12 anos) fãs de Harry Potter ( o que prova que a saga não é “modinha”), entra outras coisas. Todavia, creio eu, que o que mais ficará na memória, além do próprio filme é claro, é o fato de ver as pessoas se conhecendo e se unindo em função de algo que bate no peito todos os dias, independente de ser ou não um dia de estréia: o amor pela saga de Harry Potter.Isso é o que ficará marcado.
Acompanhei várias pessoas se conhecendo, tirando fotos, trocando e-mails, enfim, criando amigos. Eu mesma também fiz novos amigos neste dia. E creio que ai está a parte mais bonita da estréia, a criação de novos laços, criados por amor a Harry Potter, e quem sabe, fortificados com o tempo.
Depois de assistir pela 2º vez “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, e ouvir e ver a mesma empolgação da estréia de 00hs, voltei para casa de alma lavada, feliz por saber que Harry Potter continua sendo mais do que uma simples história, um livro, ou um filme, mas uma fonte de lições sobre a vida, que movimenta a todos que a ela conhecem verdadeiramente.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Escrito por: Thais Hamile C. Resque, 19 anos.
Belém, Pará, Amazônia – Brasil

Um comentário:

  1. Oi,entrei hj no blog, so muito fã de Harry Potter, espero que eu faça bastantes amigos aqui,Bjs.e ja ta vindo a estreia da ''as reliquias da morte'' =D

    ResponderExcluir